Trajetória

DESENVOLVIMENTO HUMANO – Porque não adianta ganhar o mundo e perder a alma!

Amor materno; Criar animais de estimação; Brincar e plantar no jardim; Estudos das grandes tradições da humanidade  incluindo a tradição índígena brasileira; Seminários Insight nível I, II e III; Seminários de Thinking Environment; Seminário de Pedagogia Social de Base Antroposófica I e II, Formação em Biosistema Organizacional  Nível I  pelo Instituto Orior. Particupei do U.lab: Leading from emerging future  ministrado por Otto Scharmer do  MIT | Presence Institute.  Tudo isso,  10 anos de terapia e um longo período sabático para  me re-inventar e me tornar quem sou hoje. Meditação e auto-conhecimento são fundamentais  para que eu sempre me lembre da minha condição humana.

FORMAÇÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA – Gostar do conhecimento pelo conhecimento. O diploma é só uma consequência.

Autodidata, pesquisadora independente, livre pensadora. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo DESA-EEUFMG; Tema do mestrado: parques urbanos tendo como objeto de estudo o Parque Fazenda Lagoa do Nado em Belo Horizonte; Bacharel em Química pelo Departamento de Química do ICEX-UFMG Técnica em Química pelo Colégio Técnico da UFMG; Design Thinking | MOOC | Stanford University; Consultora em Produção Mais Limpa pelo CNTL –Senai/RS; Bioconstrução, Permacultura e Design | Ecocentro Ipec. O gosto da minha mãe pelo conhecimento independente do diploma contribuiram para que eu gostasse de aprender.  MInhas bricadeiras no quintal, criação de animais e  horta  me despertaram o interesse pelo mundo das ciências.

EXPERIÊNCIA DE MERCADO – Coragem de enfrentar desafios e aprender com erros; Levantar depois das queda, adquirindo resiliência.

Tenho uma longa trajetória na área de sustentabilidade com foco em resultados consistentes. Estou criando o EcoinLab,  – Laboratório de Economia Circular e Ecoinovação, em parceria estratégica com a Unilivre- Universidade Livre do Meio Ambiente. Fui coordenou e articuladora de projetos de Inovação do Instituto Pró-cidadania de Curitiba  com foco em energias limpas;  capacitei e mentorei  a Equipe de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho de Belo Horizonte; Durante cinco anos trabalhei como técnica do Núcleo de Produção Mais Limpa e da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, sendo responsável por projetos de Produção Limpa, ecoeficiência e programas de educação ambiental para grandes empresas tais como Votorantins, Copobrás, Gerdau, Cenibra, dentre outras.  

Participei da construção da Agenda 21 Brasileira como representante do segmento industrial. Lecionei doze anos no MBA de Gestão de Negócios com ênfase em Meio Ambiente e na pós graduação do Instituto de Educação Tecnológica – Ietec; Fiz parte da equipe de professores da pós-graduação do Centro de Ecologia Integral – CEI. Fui facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rede Mineira de Educação Ambiental e Rede de Cenros de Educação Ambiental. Fui estagiária na Fundação Ezequiel Dias, onde trabalhei com análise bromatológica e resíduos de pesticida em alimentos; Trabalhei em projetos de análise físico-química de água para projetos de pesquisa em limnologia, projetos  educativos e de ecoturismo em parques nacionais e rurais. Fui bolsista de iniciação científica e trabalhei com síntese de medicamentos a partir do alcatrão e com complexos inorgânicos embora sempre me tratei com a homeopatia e medicina chinesa. Aqui estão algumas repercursões do meu trabalho na mídia.  Currículo técnico e resultados obtidos estáo no meu LinkedIn..

FORMAÇÃO EMPREENDEDORA – Treinar a mente para controlar a sorte e não ser domada pelas circunstâncias.

Algumas experiências marcantes me fizeram malhar a alma no caminho do empreendedorismo: EMPRETEC (2004);  ter participado de um seminário com Naeen Zafar em 2011, fazer parte da comunidade do  Impact HUB  de BH e Curitiba (2012 – 2014;  aprender com o  –  Business Modell Generation; participar do Startup Weekend Curitiba 2014 (divisor de águas); atuar como mentora voluntária da Aliança Empreendedora; ser voluntária  da Universidade da Experiência – Uexp  na organização e realização do  Open Dojo 2016; participar do  Startup Weekend Education Curitiba 2016, conhecer a galera do Code Curitiba, Nex Coworking,, O Penal, Hotmilk e o ecossistema de co-working em Curitiba.

MAIS SOBRE MIM

Entrevista às Organizações Jaime Câmara, Palmas/TO
Entrevista às Organizações Jaime Câmara, Palmas/TO

Nascida em Belo Horizonte, iniciei minha jornada na área ambiental no começo dos anos 80 com ecoturismo  em fazendas e parques nacionais – uma atividade ainda incipiente em Minas Gerais. Também trabalhei com análise de  água de ecossistemas aquáticos. Apaixonei-me  pelo trabalho do Físico Fritjof Capra durante minha graduação a partir da leitura do livro “O Tao da Física”.   Como  pensadora  e pesquisadora independente,  e tornei-me conhecida pela habilidade de comunicar conteúdos complexos  de forma simples com diferentes públicos fazendo conexões entre o pensamento ecológico, o mundo da ciência, o cotidiano e a qualidade de vida.

Além de Capra, meu trabalho recebe influência da futurista   Hazel Handerson,  do índio e escritor Kaka Werá,  Gunter Pauli, Otto Scharmer, dentre outros.

Nos meus trabalhos enfatizo o exercício  contínuo de alinhamento entre pensamento, sentimento e atitude para a transformação pessoal e organizacional.

Encontro com Hazel Handerson, na FIEMG, em 2005
Encontro com Hazel Handerson, na FIEMG, em 2005

PUBLICAÇÕES MAIS RELEVANTES

MUNHOZ, D.  Mafra,  N.  Baggio, A. E.  A História das Embalagens: informações para uma nova geração de consumidores conscientes.”Belo Horizonte: E. C. O. 2007

Capa: A Evolução da Embalagem
35.000 exemplare

MUNHOZ, D Alfabetização Ecológica: das pessoas às cadeias produtivas. IN: Identidades  da Educação Ambiental Brasileira. MMA/DEA; P. P.  Layrargues, (Coord.),  Brasília: MMA, 2004; Disponível em http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf

CONRADO, D. MELLO, R. F. L., MUNHOZ, D. E. A., SILVA, V. B. Vulnerabilidade às mudanças climáticas” In: SANQUETA, C. R., ZILIOTO, M. A. (Coord.) Carbono  – Ciência e Mercado Global. Curitiba: UFPR, Instituto Ecoplan, 2004

 ESTOU NO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9739330255597641

Anúncios